Branding é muito mais que identidade visual

Daniel Guedes • October 18, 2021

Os segredos das marcas

Branding é muito mais que identidade visual.

O que mais te chama a atenção nas marcas que você veste a camisa? Sabe aquelas favoritas que você comenta quase todos os dias? Elas conseguem unir estética, conteúdo e falar com o seu coração. Elas realmente fazem a diferença na vida das pessoas. Algumas resolvem problemas, outras realizam desejos e há as que oferecem conhecimentos.

Muitas pessoas quando procuram uma agência criativa, pensam que precisam apenas de uma marca. É fundamental estruturar o nome e todo o conceito criativo, mas para fazer isso é preciso um briefing bem detalhado. Esse processo estrutural de reconhecimento também vai ser utilizado para o planejamento de conteúdo. 

Aqui na ID_Lab, diversos profissionais atuam no branding que engloba uma estratégia completa de gestão da marca para a empresa ser lembrada e querida pelos consumidores. São detalhes em todas as relações com a marca como no design, nos ambientes, nas palavras escolhidas, no estilo das fotos, na música, na arquitetura, no aroma do ambiente e etc. Essa combinação de fatores contribui na conexão entre empresa e público que acontece diariamente em todos os pontos de contato com a marca. 

Um bom planejamento com estratégias bem definidas e consistência é o grande segredo para uma gestão de marca de sucesso. É fundamental saber quem você é e quem você não é, até porque quem quer ser tudo não é nada. Não é só quando uma pessoa vai a um estabelecimento que ela está exercendo uma decisão de compra. Além de atrair os clientes, é preciso que eles tenham interesse em acompanhar essa empresa. Que eles se identifiquem e não sejam apenas consumidores e sim fãs das marcas que consomem ou almejam consumir um dia.
  
As maiores marcas recebem características humanas. Assim, o consumidor se torna fã de uma marca, como se torna fã de um artista. Mesmo que não tenha dinheiro para comprar o ingresso para o show, ele vai querer ver o artista de perto e até juntar recursos para fazer isso. Isso funciona em todos os setores, não é o valor econômico que vai pesar no desejo de consumo dele. 

Assim como já é exigido de artistas e celebridades, é preciso ter responsabilidade social. As pessoas estão dispostas a acabar com a imagem de quem não mostre isso, então é preciso que haja uma reflexão corporativa sobre esses valores. Não adianta falar uma coisa e fazer outra, a comunicação é muito rápida e o público cobra. As pessoas querem se aproximar de quem tem atitudes que admiram. 

Existem outros aspectos fundamentais para compreender melhor o branding, mas não queremos te cansar. Estaremos sempre aqui, trazendo conteúdo sobre esse assunto e outros temas fundamentais sobre publicidade, design e marketing. Assim você pode perceber o que está fazendo bem e no que precisa melhorar para que a sua marca tenha a melhor expressão possível. E aí? Gostou das dicas? Segue a ID_Lab no insta e vamos traçar um caminho de sucesso para a sua marca. 


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By Daniel Guedes e Raissa Vidal

Raissa Vidal é jornalista formada pela UFF com ênfase em audiovisual e fez intercâmbio em Comunicação Empresarial no Politécnico do Porto em Portugal.

Daniel Guedes é Sócio da ID_Lab + GINX formado em Desenho Industrial pela UniverCidade e Pós-Graduado em Web Design pela PUC-RJ.

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