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Branding: Ou você se rende, ou você será só mais um na prateleira.

Daniel Guedes • Aug 18, 2023

Branding: Ou você se rende, ou você será só mais um na prateleira.
Do inglês, brand significa ''fazer'', ''transformar'' ou ''movimentar''. Esse termo surgiu na Idade Média, quando as pessoas marcavam o gado para separar os rebanhos e assim diferenciar o que pertencia a cada dono.  

Certo dia escutei uma frase que nunca mais esqueci, que diz que um “bom produto com preço competitivo qualquer um pode ter, o que faz a diferença no mundo é MARCA”. Isso nunca fez tanto sentido como atualmente, onde o mercado se torna cada vez mais competitivo.

O que faz você ter uma marca desejada no mercado? Eu posso te afirmar que é uma boa gestão de Branding, pois ele está diretamente relacionado com o seu negócio, sendo um processo contínuo de construção de valores para a marca. O Branding cria uma relação pessoal com o consumidor, de maneira que ele não leve apenas o preço em consideração, e sim tudo que a marca pode oferecer de emocional juntamente com seus valores. 

Costuma-se pensar que o Branding é uma responsabilidade apenas da equipe de marketing, mas ele é uma responsabilidade coletiva que acontece de dentro para fora, onde todos devem estar engajados e respirando os mesmos valores. Branding é um processo contínuo, que quando bem estruturado, traz resultados extraordinários para qualquer empresa. 

Ter uma marca desejada no mercado é um trabalho árduo de longo prazo, onde devem ser respeitadas cada etapa do processo, pois uma plataforma de marca que utiliza dessas diretrizes estratégicas move o seu negócio com maior velocidade para o caminho correto.

Investir em Branding a longo prazo não vai te gerar um retorno rápido como acontece investindo em anúncios, mas ter um projeto muito bem definido com certeza fará você gastar menos com eles, garantindo também um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e um CPC (Custo Por Clique) menores, porque assim você conseguiu atingir o seu público da forma correta.

Uma coisa que deve ficar bem clara é que Branding não é identidade visual, mas para esclarecer vamos explicar cada situação separadamente:   

A logo é a representação gráfica do nome de uma instituição, a imagem da marca. Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos, que, visualmente, representam um produto, serviço ou uma instituição.

Já a marca é a união do nome, termo e/ou símbolo, com o intuito de identificar produtos ou serviços e também de se diferenciar dos concorrentes.

O Branding, por definição, é uma estratégia que faz uso de todos esses elementos (nome, logo e identidade visual) na gestão da marca, com o objetivo de transmitir os reais valores da sua empresa e se conectar com o seu cliente por meio desses valores.

Por fim, depois de esclarecer essas diferenças e saber de toda a importância do Branding dentro de uma empresa, esperamos que você saiba que pode contar com a nossa equipe para cuidar da gestão da sua marca. Entre em contato conosco e venha tomar um café!

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By Daniel Guedes
Daniel Guedes é Designer e CEO da ID_Lab Comunicação e Design

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