Naming
Fernando Salgueiro • May 24, 2021
O primeiro passo de uma grande jornada!

Seja no projeto de uma marca, site, serviço ou produto, a primeira coisa a ser feita após a formulação da ideia e a elaboração do projeto, é pensar em como irá se chamar esse novo sonho que está sendo criado. Com isso, muitas das vezes os idealizadores, tão eufóricos, não veem a hora de poder tirar a proposta do papel, mas antes de qualquer atitude brusca, é essencial compreender que esse é um processo em que cada etapa necessita ser minuciosamente respeitada e que, para o sucesso final, cada uma delas é de suma importância para um resultado excelente e eficiente.
O objetivo do projeto não é apenas de dar um nome legal ou interessante, mas de encontrar um significado que consiga transmitir a essência e os conceitos da marca/produto para o seu público, criando uma comunicação eficiente. Além disso, o nome é fundamental para diferenciar-se e posicionar-se no mercado.
Quando se pensa em um projeto de naming, acredita-se que o redator irá compreender qual é a ideia do projeto e, a partir daí, conseguirá entregar o nome desejado, no entanto, um dos itens indispensáveis nessa caminhada, é um robusto e detalhado briefing. Com um bom conjunto de dados detalhados e uma boa reunião de start do projeto, torna- se muito mais fácil captar a ideia e os desejos do cliente e principalmente entender quem é o seu público. Lembrem-se que uma marca não é criada para agradar o ego do seu idealizador, uma marca é criada para fazer a diferença na vida dos seus clientes. Portanto todo projeto de naming é sempre direcionado para os clientes que vão consumir determinado produto ou serviço e não para satisfazer as vontades pessoais do CEO da empresa.
Após esse primeiro passo de retenção das informações, passa-se para uma segunda etapa, com o intuito de interpretar e compreender os valores da marca, sua forma de pensar e o que ela anseia se tornar, criando assim alguns conceitos base para delimitar nossa criação. Com o alicerce montado, a próxima fase consiste em achar palavras-chave e viajar por suas etimologias e significados, registrando nomes que são capazes de impactar os clientes e ao mesmo tempo transmitir a alma do projeto. Reúne-se, então, uma lista com cerca de 100 opções, que vão desde as raízes das palavras, utilizadas para criar os conceitos, até criações próprias, insights ou denominações que encontramos através de muita pesquisa e dedicação.
Ao conseguir criar essa lista dos 100 nomes, é iniciado um processo de debate e avaliação, visando encontrar cerca de 20 nomes que estarão entre os mais quistos, objetivando agradar o cliente com mais do que ele esperava. Terminando essa seleção, passamos para uma etapa mais burocrática, que consiste na análise do registo de marca no INPI, visando entregar nomes que possam ser registrados, além de checarmos a disponibilidade dos principais domínios na internet, para a criação de sites, e de vermos se existem contas com os mesmos nomes nas redes sociais. Passada essa etapa mais engessada, pegamos os nomes que não possuem empecilhos para serem utilizados e selecionamos cerca de 6 grandes nomes para serem apresentados como os grandes finalistas aos nossos clientes.
Na apresentação todo o percurso efetuado é explicado e contamos detalhadamente a história de cada opção selecionada, deixando claro as conexões que eles possuem com a idealização do projeto e como cada um pode ser uma ótima escolha, com a finalidade, sempre, de oferecer máxima satisfação, buscando transformar a alma de toda a idealização em um nome forte e que irá ser impactante, gerando muito sucesso.
O que achou do conteúdo? Quer desenvolver um nome incrível para os seus clientes? Que tal ter a experiência de desenvolver o processo de naming com a gente?
Conheça nossas redes sociais