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Como ter uma marca de valor?

Daniel Guedes • Jun 18, 2021

Como ter uma marca de valor? 

Você vende só preço ou vende uma experiência? Seu cliente é apaixonado pela sua marca ou pelo seu preço? Quais sentimentos a sua marca representa no subconsciente coletivo?

Eu tive a oportunidade de trabalhar nos meus mais de 20 anos de carreira como designer gráfico, de produto, digital e de moda. Trabalhei para grandes marcas e hoje tenho a experiência junto com toda a minha equipe da ID_Lab de poder colaborar com a construção de muitos pequenos e médios negócios. Um ponto fundamental que é esquecido quase que por todo cara pequeno e médio é justamente a preocupação em ter uma marca forte e de valor. Não só grandes marcas devem se preocupar com isso, mas também pequenos empreendedores e marcas ainda novas precisam de um excelente branding. Os clientes cada vez mais querem relacionar-se com as marcas, e não apenas comprar um produto ou serviço.

Ao se preocupar em construir uma marca forte no mercado, você consegue garantir uma conexão duradoura com o seu público, igualmente como fizeram as marcas mais famosas do mundo. Quando a sua marca consegue essa paixão, a lealdade do seu público, isso agrega um maior valor à sua marca possibilitando aumentar a margem de lucro mais rapidamente.

Uma vez escutei em uma entrevista do Georgios Frangulis (Fundador e CEO da OAKBERRY Açaí Bowls) um frase que nunca mais vou me esquecer, ele dizia o seguinte:

“Nos dias de hoje, um ótimo produto com um bom preço todo mundo pode ter, mas marca é o que diferencia quem é quem no mercado.”

Isso nunca fez tanto sentido e vai de encontro ao que eu sempre defendi a vida toda, na maioria das vezes eu vejo boas ideias sendo detonadas em uma política falida de vender a qualquer custo com o preço mais competitivo aliado ao conceito de aparecer de qualquer maneira para atingir o maior número de pessoas possíveis. Esse é o caminho mais fácil e é o caminho que te leva a vender apenas produto ou serviço e preço onde sua marca não vai valer nada. A marca é o ativo mais importante de uma empresa e ela se constrói através de cada ação de um negócio, pessoa ou empresa, ganhando vida através dos seus pontos de contato com o consumidor. Se ela foi percebida como tal e gerenciada de forma eficiente, ela gera identificação, diferenciação e consequentemente valor.

A construção a longo prazo de uma marca forte depende muito mais de estudo, planejamento e persistência do que de grandes investimentos em mídia. Um dos passos importantes para garantir o sucesso de uma marca é romper a barreira de que só grandes investimentos em comunicação resolverão a visibilidade que será construída. Uma marca verdadeira é a que tem alma e quando isso se realiza, o público consegue perceber muito bem. Lembre-se: todos compramos o porquê. As pessoas não compram o que você faz, mas sim, o porquê de você fazer aquilo. Todos nós compramos uma experiência, um status ou uma sensação que temos ao usar um produto ou serviço. Uma marca é composta por todas as ações e materiais que levam sua assinatura. Desde o atendimento via chat ao produto entregue, passando pelo cartão de visitas, site e comunicação nas redes sociais, todos são pontos de encontro da marca com o seu consumidor.

Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma. Seu objetivo principal é despertar sensações e criar conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra. O branding não se limita aos atributos do produto ou serviço. O segredo é encantar os clientes e torná-los, de fato, seus fãs. Criar o não esperado, causar sentimentos novos e oferecer experiências inesquecíveis.

 
Receita de bolo?
Uma vez que cada marca é diferente e cada negócio tem suas particularidades, não existe um manual completo para se desenvolver uma marca de valor. Não há mágica de só brincar com as emoções dos consumidores, e uma ação de branding que deu certo para uma empresa pode não funcionar para outra. Portanto cada projeto é um projeto e cada caso é um caso, não caiam em pegadinhas através de fórmulas mágicas ou processos replicados pois isso não existe e você vai perder seu tempo e seu dinheiro. Quer construir uma marca de valor no mercado? Entre em contato conosco que nós poderemos te auxiliar. Eu sou o Daniel Guedes sócio fundador da ID_Lab comunicação & Design e coloco na prática todas as nossas crenças na gestão das minhas próprias marcas através da minha outra empresa Alkimia. Portanto, eu não apenas vendo um serviço como 99,99% de todas as outras agências eu vendo um serviço e comprovo os resultados através da execução nos meus próprios produtos, me certificando de que busco constantemente entregar o melhor.

O que achou do conteúdo? Vamos desenvolver uma marca FODA juntos? 

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