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O melhor da Black Friday para a sua marca

Daniel Guedes • Nov 12, 2021

O melhor da Black Friday para a sua marca

A Black Friday é o grande desconto que abre a temporada natalina nos Estados Unidos. O “thanks giving” não é tbt, mas acontece numa quinta: a última de novembro. A Black Firday é no dia seguinte desse feriado americano, conhecido como Ação de Graças. 

Com a troca de estações e a chegada do Natal, as lojas precisam abrir espaço em seus estoques para a chegada de novos produtos. Na Black Friday boa parte das lojas americanas oferecem descontos consideráveis em relação ao preço da etiqueta.No Brasil, a Black Friday é muitas vezes apelidada pejorativamente de Black Fraude, vendendo “tudo pela metade do dobro”. 

É importante entender alguns aspectos para fazer dessa data um dia bem aproveitado pelas marcas e pelos clientes. Ou não aderir. 

1) Você não é obrigado a participar da promoção “para não ficar de fora”
Caso opte por entrar na Black Friday, ofereça descontos reais. É melhor preservar a imagem da marca do que afetar a credibilidade que você lutou para construir. Existem até mesmo sites que monitoram os preços dos produtos para expor as empresas que se utilizam dessa prática. Você não quer estar nessa lista. 

2) O objetivo dessa data não é aumentar os lucros
É muito importante entender o motivo pelo qual é um período estratégico para oferecer grandes descontos. O objetivo maior é esvaziar os estoques para abrir espaço para as mercadorias da próxima estação. Também é importante para diminuir os prejuízos que as peças encalhadas causam. Além disso, a data representa também uma oportunidade de atrair novos clientes.

3) Seleciona os produtos em promoção
Evite colocar o seu melhor produto em promoção. Coloque na promoção aqueles produtos e serviços que você realmente deseja “se livrar” do estoque ou quer muito que os seus clientes conheçam. 

4) Cuidado com os cupons para novos clientes
Não faça seus clientes fiéis e antigos sentirem que foram lesados, mas busque novos clientes. Seu cliente já fidelizado, que compra sempre de você, pode se sentir lesado quando vê um novo cliente tendo mais benefícios do que ele. Crie tanto ofertas para a atração de novos clientes quanto para manter os seus clientes satisfeitos 

Faça:

1. pré-campanha. 
Crie uma lista de pessoas interessadas, seja no e-mail ou whatsapp. Ofereça descontos exclusivos para os cadastrados previamente. 

2. produtos-isca
Venda alguns itens muito baratos para que outros produtos também sejam consumidos

3. senso de urgência.
 Descontos apenas para os primeiros compradores ou até uma determinada hora. 

4. Cyber Monday: ressaca da Black Friday. 
Considere preparar descontos para essa data. Ofereça cupons para quem comprar na Black Friday.

5. Mídia paga
Reserve recursos para utilizar mídias pagas, como Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads e YouTube





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By Raissa Vidal

Raissa Vidal é jornalista formada pela UFF com ênfase em audiovisual e fez intercâmbio em Comunicação Empresarial no Politécnico do Porto em Portugal.

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