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Você vende preço ou valor para o seu cliente?

Daniel Guedes • Feb 18, 2022

Faça uma autoanálise do seu negócio e responda a seguinte pergunta: seus clientes quando olham para a sua marca, o que eles sentem?
Sua marca traz um senso de pertencimento para eles e ativa lembranças e sensações memoráveis? Sua marca se relaciona com os seus clientes ou apenas entrega seus produtos ou serviços? Se o seu cliente só te escolhe por que você é o mais barato, pode ter certeza que você está fadado a ser só mais um no mercado. 

Hoje em dia, com o mudo globalizado e com tanta informação disponível, fica cada vez mais fácil oferecer produtos com preço e qualidade. Mas se todas as empresas podem oferecer os mesmos produtos com o mesmo valor, o que diferencia um líder do mercado dos outros? A resposta é muito simples: A MARCA! Mas o que isso significa? Ter uma marca líder não significa apenas pagar uma agência para desenvolver um projeto de identidade visual incrível. Construir uma marca forte no mercado é um processo lento e de persistência, onde o principal fator, é você saber quem é e para onde está indo como marca e posicionamento. Essa construção é feita através de um planejamento, onde a participação e envolvimento da empresa é de extrema importância. As ações precisam ser colocadas em prática em conjunto e o produto ou serviço oferecido deve estar em sintonia com toda a comunicação. Um bom produto ou serviço com um posicionamento bem definido e com todos os pontos de contato com o seu público alvo muito bem estruturados, com certeza a médio e longo prazo vai construir uma relação afetiva com o seu público de uma maneira que aos poucos a tomada de decisão entre consumir a sua marca ou a do concorrente, vá além do preço e entre no campo da afetividade. Quando a sua marca começa a se relacionar com os seus clientes, ela começa a criar um elo que bem construído será muito difícil de quebrar. Transforme seus clientes em fãs e consequentemente em vendedores da sua marca. 

Por que a maioria das pessoas não conseguem atingir a plenitude como marca no mercado? Acredito que por 2 fatores principais:

1) O seu ego influencia drasticamente no seu posicionamento como marca, onde a sua empresa quase vira uma extensão da sua casa e todas as tomadas de decisões são feitas a partir do seu gosto pessoal. Não esqueça que o seu cliente ideal dificilmente será você mesmo.

2) Impaciência no processo e falsas crenças em fórmulas mágicas. O processo de construção da marca é lento. Imagine que você quer ser reconhecido por algo, e para que isso entre no subconsciente coletivo você precisa que esse discurso seja falado repetidamente, dia após dia em todos os pontos de contato com o cliente, até que finalmente depois de muitos anos ele começa de fato a acreditar no seu discurso. Percebe que é preciso repetição e unidade no seu discurso. O que a maioria faz é mudar o posicionamento já no quarto mês, o que é um grande tiro no pé, pois quem quer ser tudo não é nada. 

Então para concluir, que dica eu posso dar para uma pessoa que quer construir uma marca forte no mercado? Primeiro, saiba quem é e para onde está indo e sempre guiado pelo seu cliente, para quem você vende e segundo, tenha um projeto de branding muito bem definido e coloque ele em execução se relacionando com seus clientes em todos os pontos de contato possíveis e viáveis. Construa junto com a agência e não ache que ela vai fazer tudo sozinha. Uma marca forte é a junção de um bom produto ou serviço com uma ótima comunicação. Caso queira construir uma marca forte junto com a gente, entre em contato que teremos muito prazer em construir esse sonho junto com você.

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By Daniel Guedes
Daniel Guedes é Designer e CEO da ID_Lab Comunicação e Design

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