Branding é muito mais que identidade visual

Daniel Guedes • October 18, 2021

Os segredos das marcas

Branding é muito mais que identidade visual.

O que mais te chama a atenção nas marcas que você veste a camisa? Sabe aquelas favoritas que você comenta quase todos os dias? Elas conseguem unir estética, conteúdo e falar com o seu coração. Elas realmente fazem a diferença na vida das pessoas. Algumas resolvem problemas, outras realizam desejos e há as que oferecem conhecimentos.

Muitas pessoas quando procuram uma agência criativa, pensam que precisam apenas de uma marca. É fundamental estruturar o nome e todo o conceito criativo, mas para fazer isso é preciso um briefing bem detalhado. Esse processo estrutural de reconhecimento também vai ser utilizado para o planejamento de conteúdo. 

Aqui na ID_Lab, diversos profissionais atuam no branding que engloba uma estratégia completa de gestão da marca para a empresa ser lembrada e querida pelos consumidores. São detalhes em todas as relações com a marca como no design, nos ambientes, nas palavras escolhidas, no estilo das fotos, na música, na arquitetura, no aroma do ambiente e etc. Essa combinação de fatores contribui na conexão entre empresa e público que acontece diariamente em todos os pontos de contato com a marca. 

Um bom planejamento com estratégias bem definidas e consistência é o grande segredo para uma gestão de marca de sucesso. É fundamental saber quem você é e quem você não é, até porque quem quer ser tudo não é nada. Não é só quando uma pessoa vai a um estabelecimento que ela está exercendo uma decisão de compra. Além de atrair os clientes, é preciso que eles tenham interesse em acompanhar essa empresa. Que eles se identifiquem e não sejam apenas consumidores e sim fãs das marcas que consomem ou almejam consumir um dia.
  
As maiores marcas recebem características humanas. Assim, o consumidor se torna fã de uma marca, como se torna fã de um artista. Mesmo que não tenha dinheiro para comprar o ingresso para o show, ele vai querer ver o artista de perto e até juntar recursos para fazer isso. Isso funciona em todos os setores, não é o valor econômico que vai pesar no desejo de consumo dele. 

Assim como já é exigido de artistas e celebridades, é preciso ter responsabilidade social. As pessoas estão dispostas a acabar com a imagem de quem não mostre isso, então é preciso que haja uma reflexão corporativa sobre esses valores. Não adianta falar uma coisa e fazer outra, a comunicação é muito rápida e o público cobra. As pessoas querem se aproximar de quem tem atitudes que admiram. 

Existem outros aspectos fundamentais para compreender melhor o branding, mas não queremos te cansar. Estaremos sempre aqui, trazendo conteúdo sobre esse assunto e outros temas fundamentais sobre publicidade, design e marketing. Assim você pode perceber o que está fazendo bem e no que precisa melhorar para que a sua marca tenha a melhor expressão possível. E aí? Gostou das dicas? Segue a ID_Lab no insta e vamos traçar um caminho de sucesso para a sua marca. 


Conheça nossas redes sociais





By Daniel Guedes e Raissa Vidal

Raissa Vidal é jornalista formada pela UFF com ênfase em audiovisual e fez intercâmbio em Comunicação Empresarial no Politécnico do Porto em Portugal.

Daniel Guedes é Sócio da ID_Lab + GINX formado em Desenho Industrial pela UniverCidade e Pós-Graduado em Web Design pela PUC-RJ.

marcas humanas
Por Daniel Guedes 7 de maio de 2025
Descubra como marcas humanas constroem confiança e conexão na era da inteligência artificial, equilibrando tecnologia, empatia e autenticidade.
novo luxo das marcas
Por Daniel Guedes 4 de maio de 2025
Descubra por que o novo luxo das marcas é pertencer: tendência, exemplos, comunidade, experiência e exclusividade além da posse.
prostituição do branding
Por Daniel Guedes 3 de maio de 2025
Uma crítica à banalização do branding: como discursos vazios e soluções rápidas estão destruindo o verdadeiro valor das marcas.
inteligência artificial e branding
Por Daniel Guedes 3 de maio de 2025
Descubra como a inteligência artificial está transformando o branding e ajudando marcas inovadoras a conquistar autoridade digital e engajamento em 2025.
metaverso e moda sustentável
Por Daniel Guedes 1 de maio de 2025
Conheça como o metaverso e a moda sustentável estão redefinindo a indústria, integrando inovação, ética e experiências digitais exclusivas.
Descubra como marcas autênticas, transparentes e vulneráveis estão redefinindo o branding.
Por Daniel Guedes 1 de maio de 2025
Descubra como marcas autênticas, transparentes e vulneráveis estão redefinindo o branding em 2025 e criando conexões reais com o público.
Descubra as principais tendências de branding para 2025.
Por Daniel Guedes 29 de abril de 2025
Descubra as principais tendências de branding para 2025: humanização, IA, sustentabilidade e estratégias para marcas autênticas e inovadoras.
Descubra como o branding das Havaianas transformou um produto simples em ícone global.
Por Daniel Guedes 28 de abril de 2025
Descubra como o branding das Havaianas transformou um produto simples em ícone global. Lições práticas para marcas que buscam autenticidade e desejo.
Descubra como o branding Nike criou um legado global. História, estratégia, design e lições práticas
Por Daniel Guedes 27 de abril de 2025
Descubra como o branding Nike criou um legado global. História, estratégia, design e lições práticas para marcas que buscam inspiração e autoridade.
Descubra como marcas humanas elevam a autoridade e criam conexão emocional para pequenas empresas.
Por Daniel Guedes 26 de abril de 2025
Descubra como marcas humanas elevam a autoridade e criam conexão emocional para pequenas empresas no digital. Guia prático de branding humanizado!
Mais Posts